Para refletirmos:

" Se Deus fez as coisas para usarmos e as pessoas para amarmos, porque amamos as coisas e usamos as pessoas?"

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

POLÍTICA: O VOTO TEM VALOR?

Estamos prestes a concluir mais uma etapa política. No transcorrer deste período, pudemos observar através de algumas campanhas o quanto muitos brasileiros estão insatisfeitos com o nosso desenvolvimento político; quer seja pelas opções de escolha dos candidatos ou pela estratégia que muitos se utilizam para garantir seu espaço no governo.
Partindo disto, entendo que se faz necessário urgentemente uma reforma em nossa estrutura política. Precisamos resgatar em nós o respeito pelo voto. Não estou minorizando a capacidade de ninguém, mas me entristeço ao ver que nossos filhos hoje, crescem nos ouvindo afirmar: “ se quer ser alguém de futuro nesta vida e ter um bom emprego, é preciso estudar muito...” todavia, nos deparamos com uma realidade presente que nos torna de certa forma mentirosos ao constatarmos que um simples palhaço com pouco estudo ( TIRIRICA ) foi eleito deputado federal com mais de 1 milhão e trezentos mil votos, o que fez também com que outros três candidatos mal votados, por fazerem parte da mesma coligação, pudessem ser eleitos com o saldo significativo de seus votos.
Daí, pergunto: Estes eleitores que o elegeram, votaram por: protesto ao nosso sistema político, confiança na competência de Tiririca, por crer que sua honestidade é mais valorosa que o diploma de muitos outros que nos envergonham constantemente trabalhando corruptamente, ou pelas promessas de campanha que só nos permitiam rir?
No meu ver, para que o voto passe a ter real valor, não deveríamos contar com esta medida que favorece outros candidatos pelo número de votos em legenda. Assim, qualquer um que faça parte de tal coligação, mesmo não sendo apreciado pelo povo, passa a ser eleito. Como vemos, é uma falsa liberdade de escolha. Se o voto fosse realmente valorizado, porque a necessidade de um segundo turno? Se não respeitaram o meu primeiro voto, porque devo votar uma segunda vez?
O VOTO CONTINUA SENDO UM TIRO QUE DISPARAMOS NO ESCURO CONTRA NÓS MESMOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário